O_que___Vaginismo2__3_.png


O que é Incontinência Urinária por Esforço?


Se você perde urina ao esforço (tosse, espirro, atividade física, etc.), provavelmente tem a Incontinência Urinária por Esforço (IUE).

Inicialmente o correto é fortalecer os músculos do assoalho pélvico.


O que é Incontinência por Urgência Urinária?


Se você tem fortes desejos de urinar e tem dificuldade de chegar ao banheiro sem perder urina, sua Incontinência é por Urgência Urinária (IUU) chamada de Bexiga Hiperativa, uma disfunção na fase do enchimento da bexiga.


O que é Incontinência Urinária Mista?


A incontinência urinária mista é quando ocorre perda de urina por esforço e urgência, ou seja, existe uma disfunção na bexiga e também nos músculos do assoalho pélvico.


Causas e Sintomas - orientações


As principais causas de incontinência urinária são: hipoestrogenismo; envelhecimento; gestações; obesidade; distúrbios neurológicos; fraqueza muscular; constipação intestinal; alguma cirurgias uroginecológicas.


Quem levanta mais de um vez a noite (nocturia) e urina frequentemente (mais de 8 vezes ao dia) possui os sintomas da Bexiga Hiperativa.


Qualquer tipo de incontinência piora com a idade, procure um tratamento logo que observar os sintomas acima citados.


O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico é a melhor prevenção para a incontinência urinária, é aconselhável procurar um fisioterapeuta especializado em qualquer idade para fazer o reforço destes músculos.


Gestantes também devem fazer o tratamento funcional para reforçar o assoalho pélvico, a prevalência de incontinência na gestação é alta.


Homens têm incontinências após a retirada da próstata e/ou devido à idade, a Fisioterapia Pélvica atua com eficiência, o paciente deve iniciar o trtamento logo a retirada da sonda urinária.


Crianças com Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI) geralmente possuem incontinência urinária e correm o risco de lesões renais sendo essencial a Fisioterapia para reeducação funcional.


Pessoas que fazem muita atividade física sobrecarregam o assoalho pélvico diariamente, sendo assim, melhorar a performance desta musculatura é essencial para prevenir disfunções urinárias.


O que fazer para tratar a Perda de Urina? Quais são os benefícios?


Procure um urologista/ginecologista para uma avaliação, a primeira conduta é verificar a existência de uma infecção urinária.


Procure um fisioterapeuta especializado em uroginecologia para avaliação e tratamento, a Fisioterapia Pélvica é o tratamento de primeira linha para incontinência urinária e fecal (protocolo mundial).


Ao reforçar os músculos do assoalho pélvico você previne ou trata as incontinências urinárias e melhora seu desempenho sexual.







Este artigo foi útil?


Caso tenha sobrado alguma dúvida, 

por favor entre em contato conosco,

será um prazer ajudá-lo.